googlefc.controlledMessagingFunction

Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Ameaçada de extinção, ave rara tem cabeça mais valiosa que marfim.

O comércio ilegal de presas de elefante com frequência recebe atenção da imprensa internacional. No entanto, existe um tipo de marfim que alcança preços ainda mais altos no mercado negro.
Citron I Wikimedia
Caça do calau-de-capacete para extrair 'marfim' ameaça a espécie de extinção
Ele vem de uma ave raríssima e pouco conhecida chamada calau-de-capacete (Rhinoplax vigil, na nomenclatura científica), que habita florestas tropicais no leste da Ásia. E, como informa a correspondente Mary Colwell, essa ave magnífica está agora ameaçada de extinção.
Não seria boa ideia dar uma cabeçada em um calau-de-capacete. A ave pesa cerca de 3kg e tem um tipo de capacete natural, chamado de elmo, feito de queratina, uma proteína fibrosa, que se estende do bico ao crânio. Essa estrutura pode corresponder a cerca de 11% do peso total do pássaro.
Em todas as outras espécies de calau - há mais de 60 na África e Ásia -, o elmo é oco. Mas no caso dessa espécie, ele é sólido. Os machos usam a estrutura em combates com outros machos e ambos os sexos a usam para extrair insetos de árvores apodrecidas.

Fazendeiro da floresta

O calau-de-capacete vive na Malásia e Indonésia. Nas ilhas de Sumatra e Bornéu, seus gritos ecoam pelas florestas. Eles tendem a se alimentar de frutas e castanhas e com frequência são chamados de "fazendeiros da floresta", porque, por meio de seus excrementos, espalham sementes por grandes territórios.
Suas asas podem chegar a dois metros de envergadura. De aparência chamativa, eles têm penas brancas e pretas e uma grande área de pele descoberta em torno da garganta. No entanto, têm fama de reclusos e cautelosos. Há muito mais chances de você ouvi-los do que de vê-los.
E esses pássaros têm boas razões para ser tímidos. São mortos aos milhares, anualmente, por caçadores que vendem seus elmos para a China.
Entre 2012 e 2014, somente na província de West Kalimantan, na Indonésia, 1.111 elmos foram confiscados de contrabandistas.  Leia mais<<< BBCBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo