Por Caroline Rocha
(Foto: Reprodução) |
O que é?
Interação
Os sensores presentes na placa básica podem receber sinais que podem ser aproveitados na interação com outros dispositivos. Na prática, isso significa que eles permitem controlar motores, luzes e outros itens de aparelhos compatíveis.
A placa não possui recursos de rede, mas, se combinada a outras, pode criar extensões, chamadas 'shields'.
Crianças
Listamos alguns dispositivos interessantes que podem ser construídos com o auxílio do Arduino. Confira e se inspire:
1. Braço robótico
No início do ano, o catarinense Kevin Manoel Guimarães criou, em apenas um mês, um braço robótico usando a placa. O projeto, que custou R$ 230, conta com sensores que podem ser ativdados a partir de uma plataforma eletrônica e usa motores "baratos" capazes de transportar objetos de até 1kg.
Quem se interessar pelo projeto pode criar seu próprio braço mecânico. As instruções estãoaqui.
2. Óculos Inteligentes
O Pedosa Glass, de Jordan Fung, é desenvolvido com uma única placa de Arduino Nano e roda em um sistema operacional criado pelo garoto. Até agora, o dispositivo é capaz de controlar uma lanterna e um timer.
Já a versão do Google Glass de Clay Haight, une uma armação impressa em 3D, uma tela de LCD e uma série de fios e permite, via comando de voz, abrir a agenda do dia, exibir mapas e fornecer informações de temperatura e meteorologia.
3. Telescópio
O projeto do ultrascope já está disponível em código aberto no site da OSA.
4. Botão 'Netflix Switch'
Desenvolvido pela Netflix e compatível com Arduino, o Netflix Switch permite preparar o ambiente antes de começar a assistir a um filme ou série no serviço de streaming. O interruptor controla a TV, coloca o smartphone no silencioso, apaga as luzes do local e pode até pedir comida para o usuário.
Quem se interessar em construir um exemplar pode receber as instruções em makeit.netflix.com/the-switch.
5. Robô de Lego
Quem se interessar em construir um exemplar pode receber as instruções em makeit.netflix.com/the-switch.
5. Robô de Lego
Criado pelo designer italiano Danny Benedetelli, este projeto usa a placa para criar um robô de LEGO que pode imitar os movimentos de um exoesqueleto e entender os comandos do usuário. O robô, batizado de Cyclops MK II, se conecta ao exoesqueleto, que é coberto com sensores capazes de gravar os movimentos, e transmití-los ao Cyclops via Bluetooth.
Imaginação
As possibilidades são do Arduino infinitas e tudo depende da imaginação do usuário. Não é à toa que seu uso cresce a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!