(Foto: reprodução) |
Trata-se também do primeiro disco rígido lançado pela Seagate a ter o interior preenchido com Hélio hermeticamente selado. A empresa não forneceu muitos detalhes sobre o produto, no entanto, falando apenas que ele conta com 7 platters (discos magnéticos) e 14 cabeças de leitura. Estima-se que a velocidade de rotação fique em 7.200 RPM.
Antes do investimento no hélio, os HDs eram preenchidos com ar comum. No entanto, o hélio é um gás menos denso, causando muito menos resistência contra a rotação dos discos. Isso permite que o dispositivo consuma menos energia e apresente maior confiabilidade.
Foi isso que permitiu que empresas como a Seagate e a Western Digital colocassem sete discos magnéticos no HD de 3,5 polegadas ao contrário dos seis convencionais, que permite mais capacidade de armazenamento.
Contudo, como explica o Ars Technica, o hélio não deve permitir ir muito mais longe do que os 10 TB, já que ele não tem influência na densidade do armazenamento. Portanto, para ir além, são necessárias novas tecnologias de gravação e leitura que permitam diminuir o espaço físico necessário para guardar dados em um disco, que já está na casa dos nanômetros. Um bom candidato é o HAMR (sigla para gravação magnética assistida por calor), que usa um pequeno laser ao lado da cabeça de gravação e leitura, aquecendo regiões dos discos.
Via Ars Technica
Via Ars Technica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!