(Foto: reprodução) |
Caso você não tenha notado, nos últimos tempos, alguns artigos começaram a carregar muito mais rapidamente no celular quando abertos pelo aplicativo do Facebook. Isso é o Instant Articles. Vários veículos internacionais e alguns brasileiros já estão na lista dos parceiros da rede social, e outros irão se juntando aos poucos (o próprio Olhar Digital estará lá em breve) até abril, quando a porteira se abre para todos, e não apenas para convidados.
A abertura é provavelmente uma forma de incentivar (ou pressionar) todos os sites a abraçarem a plataforma, para que não fiquem em desvantagem em relação aos competidores.
Como funciona? O formato coloca os artigos dentro do próprio Facebook. Quando os links participantes do Instant Artciles são abertos pelo app, eles são exibidos praticamente imediatamente, sem o período de carregamento convencional que todos enfrentam, principalmente quando o 3G está ruim. Isso é feito removendo partes do código do site e pré-carregando as publicações conforme elas aparecem no seu feed de notícias, agilizando o processo.
O que as empresas tem a ganhar com isso, se isso faz com que as pessoas não entrem em seus sites? O Instant Articles traz a possibilidade de venda de banners; se os sites venderem seu próprio espaço, eles ficam com 100% da receita. Se, em compensação, optarem por deixar o Facebook vender o espaço, a rede social tomará uma fatia de 30% da venda.
A resposta do público ao Instant Articles tem sido positiva, e, segundo Josh Roberts, gerente de produto no Facebook, os usuários tendem a clicar mais neste tipo de publicação. Isso faz com que elas apareçam com maior prioridade no feed das pessoas e também gere mais acessos para as publicações.
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