Que as mais diferentes empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão envolvidas com o desenvolvimento de carros autônomos, você já deve saber. No entanto, parece que outra área "diferente" também quer participar desse futuro: a dos videogames.
A Microsoft, com sua divisão Xbox, sugeriu recentemente que a tecnologia de direção autônoma pode ser um terreno fértil para um uso alternativo do Kinect, acessório bem conhecido pelos gamers e que tem como principal função o reconhecimento de movimentos.
Acessório é bem conhecido pela turma do Xbox e é usado, entre outras coisas, para detecção de movimentos |
Em um post no blog da marca, a equipe do Kinect usou o caso do carro da Google, que colidiu com um ônibus há algum tempo, para dar um exemplo de como o sensor poderia ter evitado a colisão. A afirmação deles é baseada em um estudo feito por pesquisadores da Universidade de La Laguna, nas Ilhas Canárias.
O acessório foi adaptado em um carrinho de golfe para comparar seu desempenho frente aos outros tipos de câmeras alternativas comumente utilizadas em veículos autônomos. Alternativas porque, geralmente, um sensor chamado de LIDAR é colocado para fazer varreduras frequentes do terreno em que o carro vai andar – mas o sistema é frequentemente influenciado por superfícies reflexivas e pela luz do sol.
Tecnologia dos games a serviço do futuro
Os testes foram conduzidos em um percurso que continha escadas, rampas e meios-fios e, de acordo com os resultados, o Kinect foi muito bem na detecção e diferenciação dos objetos.
Quando o carro alcançou uma rampa, por exemplo, a câmera a laser estimou que ela era muito íngreme para o carro andar, além de também ter problemas em identificar escadas. O Kinect, por sua vez, conseguiu fazer a leitura correta do percurso em maiores problemas.
Javier Hernandez-Aceituno, que liderou a pesquisa, exaltou a capacidade do aparelho em detectar obstáculos próximos. Ele afirmou que o sensor permite que veículos autônomos possam navegar com segurança por locais em que outros sistemas poderiam falhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!