A vítima não ganha desconto algum, o propósito, na verdade, é fazer com que pessoas se inscrevam em serviços de mensagens pagas
DR |
Mais um golpe está circulando nas mensagens e grupos do Whatsapp. Dessa vez, a promessa são descontos na rede de fast-food Burger King. Porém, a vítima não ganha desconto algum, o propósito, na verdade, é fazer com que pessoas se inscrevam em serviços de mensagens pagas.
O procedimento parece simples e fácil: o usuário recebe um link e, ao acessá-lo, recebe a informações que ganhará um desconto nas lojas Burger King depois de responder a uma pesquisa. Em seguida, o usuário deve enviar a mesma pesquisa para outras 10 pessoas ou três grupos no whatsapp. Por último, o cliente é levado a confirmar os seus dados, que é quando o golpe se confirma: o cliente respondeu as perguntas, enviou o link para outros amigos, mas aparece uma mensagem informando que o cupom de desconto não foi processado.
Segundo o Olhar Digital, a empresa de segurança digital ESET, alertou sobre o golpe, informando que esse tipo de ameaça envolvendo vouchers falsos tem se tornado comum. Outros golpes do mesmo tipo envolveram nomes como McDonalds, Starbucks e Zara.
Para evitar esse tipo de prática, algumas medidas são necessárias, como: não compartilhar mensagens de origem suspeita ou duvidosa, não clicar em links que utilizem linguagem incomum, evitar ao máximo compartilhar informações pessoais em aplicativos e utilizar algum tipo de antivirus nos smartphones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!