googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

terça-feira, 3 de maio de 2016

Inmetro divulga ranking de consumo dos carros ano 2016. Confira!

Desta vez, 795 modelos de todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil.

DR
O Inmetro divulgou o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, 795 modelos de todas as marcas participaram dos testes, que já englobam 90% dos carros vendidos no Brasil. Entre as "novatas" está a Chevrolet.
Até 2017, o programa será expandido para 100% da frota nacional. Somente os modelos fabricados a partir de 2016 exibem as informações completas, com emissão de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Até então, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.
Até o fim de 2016, a tabela terá 131 inclusões, totalizando 926 modelos diferentes de veículos de todas as montadoras e importadoras.
Veja, abaixo, os carros que receberam o Selo Conpet em 2016 (ordem alfabética):
MICROCOMPACTOS
A categoria Microcompactos reúne apenas 5 modelos e suas versões. Entre eles, apenas o Fiat 500 e o Kia Picanto com câmbio automático não receberam o Selo Conpet de eficiência energética.
O recém-lançado Fiat Mobi recebeu a nota máxima "AA" apenas na versão Easy, sem ar-condicionado e sem direção hidráulica, com consumo médio combinado (estrada e cidade) de 9,3 km/l movido a etanol e 13,5 km/l movido a gasolina.
Com os equipamentos básicos de conforto, o consumo do novo compacto da Fiat vai para 8,8 km/l (etanol) e 12,5 km/l (gasolina). Mesmo assim, o Mobi terá o selo do Conpet em todas as demais versões porque teve uma clasificação A e outra B.
O Chery New QQ, que se tornou brasileiro depois de muito atraso, levou a nota máxima nas duas versões a gasolina, registrando 12,9 km/l. O último modelo da categoria é o pouco visto Smart Fortwo, que cravou média combinada de 13,7 km/l, também com combustível derivado de petróleo.
SUBCOMPACTOS
A categoria Subcompactos Fiat conseguiu a nota máxima AA e o selo do Conpet em versões mais simples, como o Palio com motor 1.0 Fire Evo, e também no Novo Uno Evolution, que é o único da linha equipado com start-stop - sistema que desliga o motor durante as paradas para economizar combustível. O Palio Fire Evo registrou consumo médio combinado de 9,4 km/l (etanol) e 13,4 km/l (gasolina). Já o Novo Uno Evolution aparece com 9,3 km/l (etanol) e 13,5 km/l (gasolina).Já o subcompacto da Volkswagen levou a nota máxima AA em todas as versões, com consumo médio variando de 9,3 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina) no Up! Cross I-Motion (equipado com câmbio automatizado) até 10,2 km/l (etanol) e 14,8 km/l (gasolina) nos modelos equipados com o motor 1.0 turbo de 3 cilindros (TSI).
COMPACTOS
A Chevrolet estreia não muito bem no ranking de consumo do Inmetro. Modelo mais vendido do Brasil atualmente, o Onix conseguiu o Selo do Conpet apenas nas versões 1.4 com câmbio manual, medindo 8,6 km/l (etanol) e 12,3 km/l (gasolina). Os modelos 1.0 registraram média pouco menor com etanol (8,4 km/l), mas já foi o suficiente para ficar com a classificação B nos dois tipos de comparação.Nesta categoria, o guardião da eficiência energética é o Peugeot 208, equipado com motor 1.2 de 3 cilindros, que obteve média similar a de veículos híbridos, de 11,2 km/l (etanol) e 15,9 km/l (gasolina).
MÉDIO
Nesta categoria, a Ford se destaca com as versões sedã do Ka. Com motor 1.0, ele apresentou consumo médio de 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). Outro destaque é o Honda City, empurrado por motor 1.5 e câmbio CVT, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina).O HB20S se valeu do novo motor 1.0 turbo para emplacar também duas notas A, com 9,2 km/l (etanol) e 13,2 km/l (gasolina). Mas nenhum se equipara aos híbridos Lexus CT200h, com 15 km/l, e Toyota Prius, com 18 km/l, ambos abastecidos com gasolina. O Prius é o mais econômico do Brasil no ranking geral.
GRANDE
Entre os "carros grandes", categorizados pelo Inmetro, três modelos com selo de eficiência possuem o mesmo motor 1.4 turbo: A3 Sedan, Golf Variant e Jetta - todos nacionalizados recentemente. No entanto, nenhum obteve duas notas A.
EXTRA GRANDE
Até a chegada do Prius, o Fusion híbrido era o carro mais econômico do Brasil. Agora ele divide o segundo lugar com o Peugeot 208 1.2, ambos com média de 15,9 km/l, abastecidos com gasolina. Mesmo assim, o Fusion Hybrid é o único da categoria a ter classificação "AA".O Mercedes-Benz Classe C ganhou em abril o motor 1.6 bicombustível e registrou consumo médio de 7,9 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina). O Peugeot 408, com propulsor 1.6 turbo, foi um pouco melhor, com 8,0 km/l (etanol) e 11,6 km/l (gasolina), no ciclo combinado.
UTILITÁRIO ESPORTIVO COMPACTO
Muitos SUVs conseguiram nota A de consumo dentro da categoria, mas foram poucos os que levaram notas boas no geral também, por isto, apenas 3 modelos receberam o selo de eficiência.
E estes 3 não são bem utilitários, mas versões de compactos que receberam modificações. Isto mostra que, embora estejam na moda, os utilitários esportivos em geral não são tão eficientes em relação a consumo de combustível.
CARGA DERIVADOEstranhamente, a Saveiro aparece como "carga derivado" e ficou entre os mais eficientes, quando equipada com pneus de baixo atrito. As versões cabine dupla Trendline e Highline tiveram consumo médio de 8,0 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina).
OS MAIS 'BEBERRÕES'
Nenhum modelo considerado "utilitário esportivo grande", "fora de estrada", "comercial" ou "picape" ganhou o selo do Conpet de eficência energética.
As piores possíveis notas possíveis - duas vezes "E" - foram dadas aos modelos Subaru WRX STi 2.5, Audi A8 L 6.3, Audi Q5, Dodge Durango, Jaguar XJ, Lexus LS460, Maserati Ghibli, Mercedes-AMG S 63, Rolls-Royce Ghost, Volkswagen Touareg V6, Hyundai Tucson, Jeep Grand Cherokee, Mercedes-AMG GLE 63, Mercedes-Benz GLE 400, Volkswagen Tiguan, BMW X6 M, Jeep Wrangler, Range Rover Sport 5.0, Range Rover Vogue, Mitsubishi Pajero 4x4, Porsche Cayenne Turbo, Porsche Macan Turbo, Chrysler Town & Country, Dodge Journey, Kia Carnival, Peugeot Boxer, Mercedes-Benz Sprinter, Mitsubishi L200 Triton, Audi R8, Ferrari 458 Speciale, Ferrari F12Berlinetta, Lamborghini Aventador, Lamborghini Huracan, Maserati Gran Turismo, Maserati Quattroporte, Porsche Panamera Turbo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo