Corporação já começou a soltar alerta para que o usuário vá a uma delegacia prestar esclarecimentos
© Pixabay |
A Polícia do Rio de Janeiro iniciou uma nova forma de recuperar celulares perdidos. Agora, quando o aparelho for vendido por preço muito baixo ou em local pouco confiável, o usuário vai receber um mensagem como: "Determina ao usuário deste celular que compareça à 19ª DP (Tijuca), localizada na Rua General Espírito Santo Cardoso 208, e comprove a aquisição lícita do referido aparelho".
De acordo com informações do jornal O Dia, todos os celulares que receberam esse tipo de mensagem no mês passado eram roubados. A corporação começou a testar esse tipo de abordagem em 14 de outubro, e mais de 130 celulares já receberam as mensagens.
“Conseguimos recuperar 75% dos celulares roubados da Nextel, o que representa 16 aparelhos. As outras operadoras, infelizmente, desobedeceram a ordem judicial, sob pena de pagamento 10 salários mínimos diários”, conta o delegado Celso Gustavo, titular da delegacia da Tijuca.
Quem receber a mensagem tem cinco dias para ir à delegacia e comprovar a procedência da compra. Caso a pessoa não compareça às autoridades, ela vai responder por receptação, cuja pena é de um a quatro anos, além de multa.
O chefe de polícia do Rio, Carlos Leba, diz que pretende implementar o sistema em todas as delegacias da cidade. No entanto, a medida pode levar tempo até ser adotada. "É uma ideia simples, mas que enfrenta muita burocracia, pois depende de ordem judicial para o envio da mensagem . O Poder Legislativo poderia autorizar o delegado de polícia a possibilidade de requisitar tais medidas perante as operadoras de telefonia”, explica ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!