Nomeações devem ocorrer a partir de abril e serão concluídas neste ano
|
© Divulgação |
Cerca de 300 candidatos aprovados no concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) serão nomeados. A ação foi autorizada, nesta sexta-feira (28), pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), que também liberou outras 72 nomeações no processo seletivo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ambas as contratações, que têm como base portarias publicada no Diário Oficial da União (DOU), dizem respeito a concursos públicos autorizados em 2015. As nomeações devem ocorre a partir de abril, não podendo ocorrer após 31 de dezembro deste ano. As informações são do Portal Brasil.
Do total de vagas que serão preenchidas no IBGE, 230 são direcionadas para cargos de técnico em Informações Geográficas e Estatísticas (nível intermediário de escolaridade). Outras 45 são para analistas de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas e 25 de tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas, ambos os cargos de nível superior.
Já na Anac, serão 47 vagas de especialista em Regulação de Aviação Civil (áreas 1, 3, 4 e 5) e 25 de analista administrativo, ambos os cargos com exigência de formação superior.
No caso do IBGE, as nomeações foram liberadas devido à necessidade de repor os cargos que vagaram nos últimos seis anos em razão de aposentadorias. O MP avaliou que manter esse déficit de pessoal projetaria graves impasses operacionais na realização das próximas operações censitárias.
Já sobre a Anac, trata-se de provimento obrigatório por se tratar de preenchimento de cargos dentro do número original de vagas estabelecido no edital do certame. As vagas serão asseguradas com os saldos remanescentes dos orçamentos de 2015 e 2016.
Via...Notícias ao Minuto