googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 1 de abril de 2017

Ex-prefeito usa cilindro de oxigênio para bombear chope; paciente morre

Caso aconteceu na passagem do ano de 2012 para 2013, mas denúncia só foi apresentada nesta semana

© Divulgação / Ministério Público do Paraná
José Claudio Pol, o ex-prefeito de Luiziana, no Paraná, foi denunciado pelo Ministério Público do estado (MP-PR), nesta quarta-feira (29), por utilizar o único cilindro móvel de oxigênio da unidade de saúde do município em um barril de chope, durante festa particular de passagem de ano, de 2012 para 2013. De acordo com uma análise técnica, a falta do equipamento contribuiu para a morte de uma paciente.

Fotos postadas por familiares de José Cláudio no Facebook comprovam a utilização do cilindro, segundo o G1. O site informa que não conseguiu contato com o ex-prefeito até a publicação da matéria.
Conforme denúncia, na madrugada do dia 1º de janeiro de 2013, enquanto José Cláudio usava o cilindro para bombear chope em sua festa, uma paciente em estado grave precisou ser transferida para um município a 30 km de distância e precisaria do equipamento para respirar. Como não estava disponível, a mulher foi transportada sem oxigênio, chegou ao seu destino com parada cardiorrespiratória e morreu no dia seguinte.
O ex-prefeito vai responder por peculado e homicídio qualificado. Outras duas pessoas que transportaram o cilindro também foram denunciados pelos mesmos crimes.
O promotor André Del Grossi Assumpção afirma na denúncia que a ação é de competência do Tribunal do Júri:
Em decorrência da subtração do equipamento de urgência e emergência para simples uso recreativo dos denunciados, o que caracteriza motivo fútil, os denunciados voluntariamente fragilizaram os atendimentos públicos de urgência e emergência do Município e privaram de suplementação de oxigênio a paciente, cujo transporte em ambulância para atendimento hospitalar em Campo Mourão teve de ser realizado sem esse atendimento, e isso comprovadamente colaborou para o prejuízo à sua saúde e posteriormente sua morte, conforme atestado pela análise técnica.”


Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo