Os tardígrados são capazes de sobreviver à radiação, ao congelamento, à desidratação extrema e até mesmo ao vácuo do espaço
© Reprodução |
As criaturas microscópicas - também conhecidas como ursos d'água ou tardígrados, são capazes de sobreviver à radiação, ao congelamento, à desidratação extrema e até mesmo ao vácuo do espaço. Essas notáveis habilidades de sobrevivência fazem dessa criatura a mais resistente do mundo.
Como publicou o site da BBC Brasil, o estudo publicado na revista científica PLOS Biology, pesquisadores decodificaram o DNA de duas espécies de tardígrados e descobriram os genes que permitem a esses seres se regenerarem após a dessecação.
Com apenas um milímetro ou menos de tamanho, uma pesquisa recente descobriu que os tardígrados sobreviveriam a quase todos os desastres cósmicos que poderiam atingir o planeta.
Esses animais são encontrados geralmente em locais que secam, como pântanos e lagos. Ao longo do tempo, eles adquiriram a habilidade de sobreviver à desidratação extrema e voltar à vida anos mais tarde, ao ter contato com a água.
Esse novo estudo, cientistas descobriram que a chave para a sobrevivência dessas criaturas está na genética. Em condições de seca, alguns genes dos tardígrados são acionados para produzir proteínas que substituem a falta de água nas células. Uma vez que a água está disponível novamente, as células são recarregadas, dissolvendo as proteínas.
Via...Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!