googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 26 de agosto de 2017

Temer veta prorrogação da Lei do Audiovisual até 2019

Em texto do "Diário Oficial", presidente da República justifica que lei contraria "o interesse público" e é "inconstitucional"

Adicionar legenda© Marcos Corrêa/PR
Ao fim de 2017, acaba a permissão para que contribuintes destinem percentuais do Imposto de Renda para o financiamento de produções cinematográficas. O presidente Michel Temer vetou a prorrogação de incentivos previstos na Lei do Audiovisual até 2019. A decisão foi publicada, nesta quinta-feira (24), no "Diário Oficial da União".

O prazo inicial para utilizar o benefício fiscal do Recine (Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica) tinha 31 de dezembro como data de expiração.
Ao analisar o projeto, congresso votou a alteração do prazo para 2019. Segundo a publicação desta quinta, o presidente não acatou a prorrogação e devolveu o documento ao Congresso, que aprovou a data.
A decisão compromete a Lei do Audiovisual, criada em 1993 para estimular economicamente obras cinematográficas, em troca de abatimentos no Imposto de Renda. Conforme Temer, a Lei do Audivisual contraria "o interesse público" e é "inconstitucional".
O presidente informou ainda, em nota, que embasou a decisão em dados do Ministério da Fazenda que mostrariam a legislação viola o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal "por não apresentarem o impacto orçamentário e financeiro decorrente da renúncia fiscal nem a respectiva medida de compensação."
Como lembra o G1, em novembro passado, Temer tinha prometido renovar os incentivos fiscais para financiar obras cinematográficas, afirmando: "Gostaria de anunciar que iremos renovar por mais cinco anos, até 2022, os benefícios da Lei do Audiovisual".
Via...Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo