A humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra
© Pixabay |
A pesar de parecer uma expressão 'da moda', o consumo consciente é algo muito mais profundo. Trata-se de fazer escolhas baseadas não apenas no que está na moda, mas pensando no planeta, nos nossos hábitos diários e no custo social, ambiental e humano. O consumo consciente não é empregado somente nas roupas, mas em tudo o que vai ser consumido: nas compras do supermercado, no carro, nos itens de higiene e até na decoração.
Segundo especialistas ouvidos pelo UOL, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Isso significa que, em termos práticos, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para suprir nossas necessidades de consumo. A sociedade capitalista incentiva a compra, mas é preciso ponderar com cuidado o que será adquirido. Por isso mesmo, é importante se fazer cinco perguntas antes de comprar qualquer peça de roupa ou outro bem:
1. Estou precisando? Hoje em dia, comprar não está mais atrelado a necessidade, principalmente no quesito roupas/sapatos/acessórios. Como nem tudo o que está na moda é para você, pense bem se você realmente está precisando daquela peça que quer comprar, ou se apenas quer comprar por impulso ou capricho.
2. Vale o que custa? Avaliar a matéria-prima, o custo da produção, mão de obra e até mesmo marca é difícil, mas procure ponderar todos os aspectos antes de comprar. Será que não é melhor gastar um pouco mais em uma camisa de melhor qualidade e que irá durar muito mais tempo do que comprar uma bem baratinha mas que irá durar apenas algumas usadas? Pesquisar a procedência também é uma boa maneira de evitar comprar itens que foram fruto de mão de obra escrava. Desconfie do que estiver barato demais. Quando você não compra muitas coisas, gastar um pouco mais em um item que irá durar mais e seja consciente é uma possibilidade bem real.
3. Essa peça combina com o que tenho no guarda-roupa? Se você achou uma determinada peça linda, mas ela não combina com nada do que você já tenha, será que vale a pena levá-la? Ou ela lhe fará comprar outros itens para ter com o que combinar? Vale a pena fazer looks mentais antes de adquirir uma roupa. 4. Essa peça é atemporal ou logo estarei enjoada dela? Uma roupa, quando é muito datada, tende a se perder muito mais facilmente. Especialistas dizem que 50 a 60% do nosso guarda-roupa deve ser de peças atemporais, contra 20% de “modinhas”, para evitar querer jogar tudo fora quando a moda passar. 5. Eu realmente gostei? Caiu bem? Com exceção das peças online, sempre experimente a roupa antes de comprá-la. Isso lhe dará certeza de que ela serve, que caiu bem e que você realmente gostou. E fica a dica: na dúvida, melhor não levar.
Via...Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!