Composto desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos foi 100 vezes mais eficiente que medicamentos atuais, diz site
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil |
O ipê poderá ajudar na cura do câncer de mama, segundo uma pesquisa desenvolvida pela doutoranda Kátia Mara de Oliveira, do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos. De acordo com o G1, testes em laboratório mostraram que o lapachol, uma substância retirada da casca do ipê roxo, tem alto poder de mortandade sobre as células do câncer de mama.
“Uma pequena quantidade foi capaz de matar muitas células. Comparando com cisplatina (composto muito utilizado atualmente no tratamento de câncer) era necessária uma quantidade 100 vezes menor para ter efeito igual ou melhor", afirmou Kátia ao G1.
Parte da pesquisa foi realizada nos Estados Unidos. Por nove meses, Kátia ficou na Virginian Health University, em Richmond, estudando outro grande diferencial do composto com lapachol. Segundo o site, ela descobriu que essa substância inibe a formação de vasos sanguíneos, que são utilizados pelo tumor para se alimentar e também para espalhar células cancerígenas pelo corpo, causando metástase.
Agora, a pesquisa terá que passar para testes em animais, mas corre risco de parar por falta de recursos. De acordo com o G1, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) não concedeu a bolsa de pós-doutorado para a continuidade da pesquisa.
Via...Notícias ao Minuto
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!