Especialista em clínica médica e nutrição funcional dá dicas de como manter o equilíbrio nesta época
© iStock |
Você costuma furar a dieta durante as festas de Natal e Réveillon? Pois saiba que não é só com você que acontece isso. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), apenas 8% dos entrevistados informaram conseguir manter a dieta nessa época do ano, contra 37% que assumiram sair completamente da rotina e 55% que se permitem sair da dieta, mas buscam equilibrar os alimentos.
“É uma época de excessos alimentares para muita gente. Mas, com a mudança de comportamento e escolhas mais inteligentes, é possível se divertir e manter a alimentação saudável”, explica Sarina Occhipinti, médica especialista em Clínica e Nutrição Funcional.
Uma das recomendações da especialista é abandonar o hábito de aceitar tudo que está sendo servido, para não correr o risco de parecer um convidado grosseiro. “A alimentação é uma escolha individual e nenhum anfitrião, por mais bem-intencionado que seja, pode te obrigar a comer. Escolha os alimentos mais indicados para você e não se sinta culpado em recusar aquilo que prejudicará sua dieta”, diz.
Segundo ela, também é recomendável – com ajuda de um profissional - programar um jejum de 16 a 18 horas no período que antecede as festas. “No dia da ceia, o ideal é alimentar-se de forma mais leve, ingerindo saladas e frutas pouco doces. Outra dica bacana é guardar um pedaço da sobremesa e comê-la apenas no fim da festa. Isso evita que a pessoa caia na tentação de repetir várias vezes”, orienta.
Low carb combina com Natal?
Para aqueles que seguem a dieta LCHF (Low Carb, High Fat), que restringe o consumo de carboidratos, Sarina orienta escolher alguns alimentos que sempre aparecem nas ceias tradicionais. "Peru e pernil assado são boas opções de carne, pois servem como fonte de energia. Os queijos, principalmente os gordos (como parmesão), quase não têm carboidratos. Algumas frutas vermelhas, como morango e cereja, contém pouquíssima quantidade de carboidratos e são ótimas opções", aconselha.
O poder das oleaginosas
Na busca por uma alimentação saudável, muitas pessoas acham que devem retirar a gordura do cardápio. Entretanto, alguns alimentos são fontes de gorduras saudáveis, nos ajudando a ter uma vida melhor sem intoxicar nosso organismo. "Nas festas de fim de ano temos diversas opções de alimento que se encaixam nessa categoria. Nozes, avelãs, castanhas e amêndoas são ótimas escolhas. Azeite extravirgem e alguns peixes, como o salmão e a sardinha, também são recomendados", diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!