O Governo do Irã ativou um comitê nacional de gestão de crise no mês passado 26 bombeiros morrem em combate a incêndio na China
© DR |
As autoridades iranianas deram nesta segunda-feira (1ª) uma ordem de evacuação imediata de várias cidades do oeste afetadas por inundações, que atingem já a maioria das províncias do país, tendo sido registrado pelo menos um morto nesta zona.
o Irã se viu afetado pelas inundações pela primeira vez em 2019 no dia 19 de março, no nordeste do país. As regiões oeste e sudoeste foram afetadas no dia 25 do mesmo mês, provocando 45 mortes ao todo.
Hoje, "o alerta vermelho foi declarado na província de Lorestão, com quatro ou cinco cidades em situação muito grave", anunciou o canal televisivo IRINN (Rede de Notícias da República Islâmica do Irã, em inglês) em Khorramabad, a capital da província.
"As águas atingiram os três metros em algumas áreas [de Khorramabad]. Temos informações de regiões completamente inundadas onde os habitantes estão presos no teto das suas habitações", acrescentou a televisão.
O diretor da Cruz Vermelha na província de Lorestão, Sarem Rezaee, informou que a organização perdeu o contato com grande parte das cidades, onde quatro das cinco barragens acabaram transbordando com as inundações.
"Os telefones já não funcionam, não há serviço de transmissão de rádio" e não têm notícias de várias cidades e vilas, referiu, acrescentando que as estradas estão inundadas e que os helicópteros não podem pousar devido às condições climáticas.
"Já pedimos ajuda de emergência às províncias vizinhas, mas, por enquanto, ninguém pode fazer nada", contou à televisão IRINN, que transmitiu imagens do aeroporto de Khorramabad, cujo asfalto estava submerso.
A principal via férrea que liga a capital Teerã ao sul do país ficou também submersa, de acordo com a imprensa local.
A ordem de evacuação foi anunciada em várias regiões do país, e as autoridades apelaram a que as forças armadas obriguem os habitantes a sair das áreas afetadas, segundo a imprensa local.
As autoridades iranianas informaram que as cidades das províncias de Pol-e-Dokhtar e Mamulan estão submersas, com o nível das águas atingindo um metro e meio, tendo sido registrado um morto nesta última.
A imprensa local difundiu imagens do desmoronamento de pontes e da destruição de oleodutos e gasodutos pela força das inundações.
O Governo do Irã ativou um comitê nacional de gestão de crise no mês passado.
Segundo os serviços de emergência, 23 das 31 províncias iranianas foram afetadas pelas inundações ou poderão ainda vir a ser, prevendo-se que as chuvas ocorram até terça-feira. Com informações da Lusa.
Via...NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!