Depois de o presidente Jair Bolsonaro defender a revisão de regras sobre o combate ao trabalho análogo à escravidão, o chefe do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury, afirmou que o tema já está definido de forma "suficientemente clara" na legislação brasileira.
"O que existe na legislação brasileira é o trabalho análogo ao de escravo, que são aquelas formas previstas no Código Penal. O trabalho escravo mesmo foi abolido com a Lei Áurea. A definição que tem no nosso Código Penal já é uma definição suficientemente clara, não há necessidade de maiores esclarecimentos", disse Fleury à BBC News Brasil.
Páginas
▼
quarta-feira, 31 de julho de 2019
Entenda vazamento envolvendo Moro, Lava Jato e hackers em 500 palavras
Você se perdeu em meio às notícias sobre o vazamento das conversas atribuídas a Sergio Moro e procuradores da Lava Jato? Quer entender o que está acontecendo mas está sem tempo? Entenda o caso em 500 palavras.
REUTERSPrimeiras reportagens sobre vazamentos de conversas de Moro foram publicadas dia 9 de junho |
Reportagens baseadas num vazamento de conversas atribuídas a Moro e procuradores no aplicativo Telegram foram publicadas pelo site The Intercept Brasil em 9 de junho, gerando uma série de implicações políticas.
Janaina pede impeachment de Toffoli por beneficiar Flávio Bolsonaro
O ministro decidiu suspender ações envolvendo o Coaf e beneficiou o filho do presidente em uma investigação
© Marcelo Camargo/Agência Brasil |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP), autora do pedido de impeachment contra Dilma Rousseff e recordista com mais de 2 milhões de votos, protocolou na terça (30) um pedido de impeachment contra o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli.
Bolsonaro diz temer por vida de Adélio Bispo
O presidente também afirmou que acha que não há quebra de decoro em sua fala sobre o assassinato de Fernando Santa Cruz
© Reuters |
Quatro presos de Altamira são mortos durante transferência no Pará
Com os assassinatos, o número de vítimas no ataque chega a 62
© Reprodução |
Quatro presos que estariam envolvidos no massacre do Centro de Recuperação Regional de Altamira, no sudoeste do Pará, foram mortos por sufocamento dentro do caminhão-cela durante a transferência para unidades de Belém. Com os assassinatos, o número de vítimas no ataque chega a 62 - a maior chacina relacionada a presídios do País neste ano.
Maia apoia Greenwald e ataca vazamentos de agentes públicos
Rodrigo Maia decidiu fazer um vídeo de apoio a Glenn Greenwald
© Marcos Corrêa/PR |
'Não vou fugir desse país', afirma Glenn em ato a seu favor no Rio
Glenn vem divulgando reportagens com base em diálogos vazados do ministro da Justiça Sergio Moro e de procuradores da força-tarefa da Lava Jato
© Reuters |
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - "Esse é meu passaporte norte-americano", mostrou o jornalista Glenn Greenwald aos presentes que, em ato a seu favor, lotaram o auditório da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no centro do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira (30).
Maju Coutinho substitui Poliana Abritta no comando do Fantástico
Maju vai substituir a colega de trabalho e irá estrear como apresentadora do Fantástico
© Divulgação / TV Globo |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A jornalista e apresentadora Maju Coutinho, 40, acaba de ganhar uma promoção. Ela vai substituir Poliana Abritta, 43, no comando do Fantástico enquanto a primeira tira férias. A estreia acontece já na edição deste domingo (4).
Jennifer Aniston gasta R$ 1 milhão com sua beleza por ano
A informação estará no livro que conta a vida dela e que será lançado por Ian Halperin
© Getty Images |
'A maconha não será remédio de acesso livre', diz chefe da Anvisa
O plantio e a importação da maconha para uso medicinal e científico deve ser aprovado no fim de outubro
© Pixabay |
Discutidos há cinco anos dentro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o plantio e a importação da maconha para uso medicinal e científico deve ser aprovado no fim de outubro, segundo o presidente do órgão, o médico William Dib. Ele estima que até 13 milhões de brasileiros, com diferentes doenças, podem se beneficiar da maconha medicinal e prevê ainda ganhos econômicos. Mas, em conversa com o Estado, evitou rebater críticas, como a do ministro da Cidadania, Osmar Terra, que sugeriu que a Anvisa deveria "fechar", caso a proposta de regulamentação fosse aprovada. Dib afirma ter recebido apoio do próprio governo, que na avaliação dele tem buscado se informar sobre os benefícios da regulamentação.
31 de julho: aniversário de J. K. Rowling, criadora de Harry Potter
Sarampo causa graves alterações na visão
Transmissão durante a gravidez pela placenta pode cegar o bebe. Nos primeiros meses de vida pode causar lesões na córnea e outros problemas
A OMS (Organização Mundial da Saúde) coloca o Brasil entre os países com menor orçamento para a saúde. Como se não bastasse o baixo orçamento, parte da população acredita que as vacinas podem fazer mal à saúde. Prova disso é o surto de sarampo no Brasil. depois do país ter eliminado o vírus em 2016.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil |
Delegada encerra investigações sobre caso Neymar
A polícia decidiu não indiciar o jogador de futebol pelos supostos crimes no caso do suposto estupro de Najila Trindade
© Reprodução / Instagram |
A delegada Juliana Lopes Bussacos, titular da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, encerrou ontem (29) as investigações sobre as acusações de estupro e agressão feitas pela modelo Najila de Souza contra o jogador de futebol Neymar Júnior. A polícia decidiu não indiciar o jogador de futebol pelos supostos crimes. O relatório da investigação foi encaminhado para o Ministério Público (MP), que terá 15 dias para avaliar a decisão da delegada e elaborar um parecer. As conclusões do MP e da Polícia servirão como base para a decisão judicial.
terça-feira, 30 de julho de 2019
Marco Aurélio (STF) sugere mordaça em Bolsonaro
"Tempos estranhos. Aonde vamos parar?", questionou
© Ueslei Marcelino / Reuters |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao comentar as declarações recentes de Jair Bolsonaro (PSL), o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, sugeriu que o presidente usasse uma mordaça. A afirmação foi feita ao blog de Tales Faria, do UOL.
Bombeiros são presos por fraude em concessão de licenças
Os agentes cobravam para legalizar os negócios de empresários junto ao Corpo de Bombeiros Militar
© Marcello Sciarotta Zaveri |
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público estadual, prendeu hoje (30) os coronéis do Corpo de Bombeiros Kleber Fernandes dos Santos e Luis Eduardo Firmino dos Santos e o subtenente bombeiro militar Nilson Rocha, acusados de operar um esquema de fraudes em concessão de licenças para empreendimentos em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. As prisões foram decretadas pelo juízo da Auditoria Militar.
Cabral é condenado pela 10ª vez e acumula 216 anos de prisão
Com a nova sentença, Cabral já acumula 216 anos e seis meses de prisão
© Agência Brasil |
D'Alessandro comemora 11 anos de Inter e garante: 'Continuo com fome'
D'Ale aportou em 2008 no clube gaúcho, advindo do San Lorenzo
© Reuters |
Fugas, armas, prostitutas e milhões de dólares: a inacreditável vida de John McAfee, pioneiro dos antivírus
De lenda da tecnologia a fugitivo em Belize. De um rancho rural no Tennessee à candidatura à Casa Branca. De "profeta dos bitcoins" a procurado pela CIA. De "exilado" nas Bahamas a uma nova candidatura à presidência dos EUA... mas com uma campanha sediada em Cuba.
John McAfee postou esta foto com a esposa no Twitter, aparentemente depois de deixar Cuba
John McAfee, o excêntrico milionário que criou do antivírus com seu sobrenome, passou mais de sete meses no Caribe em um luxuoso iate junto a seus cães, sua esposa, seus guarda-costas e armas.
TWITTER/@OFFICIALMCAFEE |
John McAfee, o excêntrico milionário que criou do antivírus com seu sobrenome, passou mais de sete meses no Caribe em um luxuoso iate junto a seus cães, sua esposa, seus guarda-costas e armas.
PDT vai ao STF para Moro não 'destruir' provas de hackers
O processo foi distribuído para o ministro Luiz Fux
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de medida liminar, para que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) "se abstenha de destruir provas colhidas com os hackers" presos pela Operação Spoofing - investigação sobre invasão de celulares de autoridades. O processo foi distribuído para o ministro Luiz Fux.
© Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de medida liminar, para que o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) "se abstenha de destruir provas colhidas com os hackers" presos pela Operação Spoofing - investigação sobre invasão de celulares de autoridades. O processo foi distribuído para o ministro Luiz Fux.
Bolsonaro sugere que Glenn terceirizou hackeamento da Lava Jato
Sem apontar um crime, Bolsonaro acusa o jornalista de ter cometido um ato ilegal
© Reuters |
Suspeitos de hackear a Lava Jato relatam maus tratos de policiais
Gustavo Henrique Elias Santos e Suelen Oliveira relataram uma série de condutas dos policiais que consideraram maus tratos
© Divulgação / Polícia Federal |
Funcionários dos Correios anunciam greve a partir desta quarta-feira
A categoria protesta contra o baixo "reajuste salarial e contra a retirada de direitos históricos da categoria"
© Agência Brasil |
Para delegada, não há provas para incriminar Neymar por estupro
Juliana Lopes Bussacos afirmou que não encontrou provas suficientes para indiciar Neymar
© Reuters |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A delegada Juliana Lopes Bussacos, da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher em Santo Amaro, (zona sul de Sâo Paulo) afirmou que não encontrou provas suficientes para indiciar Neymar.
Santos lucra R$ 234 mil com maior público do ano na Vila
O clube ficou com R$ 234.276,99 de renda no último jogo contra o Avaí
© Paulo Whitaker/REUTERS |
O maior público do Santos na Vila Belmiro em 2019 rendeu um lucro de mais de R$ 230 mil ao clube. A divulgação no site oficial da CBF do borderô do triunfo por 3 a 1 sobre o Avaí, domingo, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, indicou que o clube ficou com R$ 234.276,99 da renda bruta de R$ 461.520. E é possível que esses números sejam superados no próximo domingo, quando o time vai receber o Goiás, às 11 horas, pois os ingressos estão esgotados.
Turista encontra diamante de 2,12 quilates em visita a parque
Quem disse umas férias explorando a natureza não podem compensar?
@REPRODUÇÃO |
Josh Lanik, um professor de 36 anos de idade, natural do Nebraska, decidiu ir a um parque estadual do Arkansas nas suas férias e acabou sendo uma viagem que compensou, tendo encontrado um diamante de 2,12 quilates (424 miligramas).
Zidane é anunciado como capa da Ultimate Edition de 'Fifa 20'
O francês também foi escolhido como um dos destaques dos Ídolos do "Fut 20"
© Getty Images |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Zinédine Zidane, 47, foi anunciado como capa do "Fifa 20 - Edição Ultimate", após os jogadores Eden Hazard e Virgil Van Dijk, serem escolhidos para as capas das edições Standard e dos Campeões, respectivamente.
Após ação hacker, Anatel corrige 'falha' em ligações
A Anatel determinou que as operadoras de telefonia corrijam uma brecha nas redes de telecomunicações
© Reprodução |
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta segunda-feira, 29, que as operadoras de telefonia corrijam uma brecha na rede que permitiu a invasão dos celulares de centenas de autoridades do País, incluindo o presidente Jair Bolsonaro.
Smartphone dobrável fica arruinado depois de teste de resistência
O tempo seco realmente aumenta os casos de gripe?
Cientistas se apoiam em duas teorias para explicar o fenômeno
© iStock |
4 falas de Bolsonaro sobre a ditadura que são refutadas por documentos oficiais
João Fellet e Camilla Veras MotaDa BBC News Brasil em São Paulo
A ditadura militar produziu uma grande quantidade de documentos - antes sigilosos e hoje públicos - que confirmam as torturas e assassinatos cometidos pelo próprio Estado no Brasil entre 1964 e 1985.
PM reprime confronto entre estudantes da USP e Mackenzie na região central, em 1968: evidências dos abusos cometidos pela ditadura vão muito além da Comissão da Verdade, diz historiador Carlos Fico
"E eu não estou nem falando da Comissão da Verdade", diz o historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em referência à fala do presidente Jair Bolsonaro que questionou o trabalho do colegiado que entre 2012 e 2014 ouviu testemunhas, vítimas e agentes da repressão e analisou documentos com o intuito de investigar as violações aos direitos humanos cometidas durante o regime.
A ditadura militar produziu uma grande quantidade de documentos - antes sigilosos e hoje públicos - que confirmam as torturas e assassinatos cometidos pelo próprio Estado no Brasil entre 1964 e 1985.
ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SP |
"E eu não estou nem falando da Comissão da Verdade", diz o historiador Carlos Fico, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em referência à fala do presidente Jair Bolsonaro que questionou o trabalho do colegiado que entre 2012 e 2014 ouviu testemunhas, vítimas e agentes da repressão e analisou documentos com o intuito de investigar as violações aos direitos humanos cometidas durante o regime.
Bolsonaro sobre detentos mortos: 'Pergunte o que vítimas deles acham'
O presidente ainda não deu nenhuma informação sobre o que o governo federal pretende fazer sobre a chacina em Altamira
© Marcos Corrêa/PR |
O presidente Jair Bolsonaro comentou nesta terça-feira, 30, a morte de 57 pessoas no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT), no sudoeste do Pará, sendo que 16 deles foram decapitados. As mortes, causadas por uma briga entre facções, aconteceram na segunda-feira (29).
Justiça homologa acordo para instalação de 1.140 radares em federais
Os aparelhos serão instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
© Reuters |
A juíza Diana Wanderley da Silva, da 5ª Vara Federal de Brasília, homologou nesta segunda-feira, 29, um acordo para a instalação de 1.140 radares em rodovias federais. Os aparelhos serão instalados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para cobertura de 2.278 faixas que são consideradas de criticidade média, alta e muita alta de todo o País.
Bolsonaro: invasão de telefone é crime e ponto final
Durante coletiva, o porta-voz Otávio Rêgo Barros não conseguiu responder aos jornalistas sobre qual crime teria sido cometido por Glenn Greenwald como Bolsonaro afirmou
O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (29), por meio de seu porta-voz, Otávio Rêgo Barros, que a invasão de telefones de autoridades "é crime e ponto final". Foi uma referência à interceptação de comunicações privadas do ministro Sergio Moro e diversas outras autoridades. Investigação da Polícia Federal sobre o caso, batizada de Operação Spoofing, prendeu quatro suspeitos do crime na semana passada.
© Alan Santos/PR |
O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (29), por meio de seu porta-voz, Otávio Rêgo Barros, que a invasão de telefones de autoridades "é crime e ponto final". Foi uma referência à interceptação de comunicações privadas do ministro Sergio Moro e diversas outras autoridades. Investigação da Polícia Federal sobre o caso, batizada de Operação Spoofing, prendeu quatro suspeitos do crime na semana passada.
Juristas e entidades condenam declarações de Bolsonaro
A versão de Bolsonaro para o desaparecimento de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, morto em 1974 durante o regime militar, provocou reação de juristas
© Reuters |
A versão dada nesta segunda-feira, 29, pelo presidente Jair Bolsonaro para o desaparecimento do militante de esquerda Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, morto em 1974 durante o regime militar, provocou reação de juristas e entidades ligadas à anistia e direitos humanos. Pela manhã, Bolsonaro disse que poderia "contar a verdade" sobre o caso. À tarde, em live numa rede social, acrescentou que Oliveira - pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz - teria sido morto pelos próprios colegas do grupo Ação Popular (AP).
Bolsonaro critica Greenwald baseado em 'percepção pessoal'
O Porta-voz da presidência, o general Otávio Rêgo Barros, decidiu explicar as acusações de Bolsonaro contra Greenwald
© REUTERS / Adriano Machado (Foto de arquivo) |
Morte de Fernando Santa Cruz foi 'causada pelo Estado'
Segundo registro, Fernando Santa Cruz teve morte não natural, violenta, causada pelo Estado brasileiro
© Reprodução |
A Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, vinculada ao governo, emitiu uma retificação de atestado de óbito de Fernando Santa Cruz, na semana passada, na qual reconhece que sua morte ocorreu "em razão de morte não natural, violenta, causada pelo Estado Brasileiro".
De 13 áreas, 8 fecharam postos em um ano
"A geração de empregos está reproduzindo a estrutura do PIB (Produto Interno Bruto)", disse Maria Andreia Lameiras, técnica de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea
© Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas |
Itaú anuncia programa de demissão voluntária
O banco fechou somente neste ano 212 agências ou postos de atendimentos e agora irá dispensar funcionários
© Reuters |
Cristiano Ronaldo revela preocupação com Neymar
Cristiano Ronaldo destacou torcer para que Neymar atue onde se sinta mais feliz
© Getty Images |
A indefinição sobre o futuro de Neymar se tornou alvo de comentários de Cristiano Ronaldo. Questionado a respeito da possibilidade de o craque do Paris Saint-Germain se transferir ao Barcelona ou para outro gigante do futebol europeu na atual janela para negociações, o atacante português avaliou que a chance maior é de o brasileiro permanecer na França.
Advogado de Najila diz que inquérito é inconclusivo
Cosme Araújo Santos questionou o inquérito ser concluído sem a anexação de provas como o vídeo de Neymar chegando ao hotel em que a cliente se hospedou em Paris
© Reprodução |
Com Caio Souza e Arthur Nory, Brasil fatura ouro e prata em Lima
Com o resultado, a equipe masculina brasileira ganha confiança para a disputa do Mundial de Stuttgart, na Alemanha
© Matthias Hangst/Getty |
O Brasil voltou a brilhar na ginástica artística nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, nesta segunda-feira. O time nacional faturou uma inédita dobradinha no individual geral masculino, com Caio Souza e Arthur Nory, medalhistas de ouro e prata, respectivamente.
MEC prorroga prazo para renegociação de dívida com FIES
Para pedir a renegociação, os estudantes precisam ter firmado o contrato com o Fies até o segundo semestre de 2017
© Reprodução |
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou, para o dia 10 de outubro, o prazo para renegociação de dívida do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A portaria que prevê a ampliação a renegociação foi publicada hoje (30) no Diário Oficial da União.
Plataforma deverá unificar acesso a inscrição de Enem, Sisu e Fies
"O governo federal já tem um portal único e o MEC fará parte desse portal", explicou Antonio Vogel, secretário-executivo MEC
© Shutterstock |
Boris Johnson declara 'morto' acordo para o Brexit e quer um novo
"A solução ['backstop'] está morta, não serve, tem de sair", disse o novo ministro
© DR |
Indonésia devolve sete contâiners de lixo a Hong Kong e França
A Indonésia não que ser uma lixeiras dos países ricos
© DR |
30 de julho: aniversário dos astros Arnold Schwarzenegger e Terry Crews
Confira alguns momentos marcantes deste dia!
© Reprodução |
Governo do Pará divulga lista de mortos em Altamira
Entre os mortos, 16 foram encontrados decapitados
© Reprodução |
Teria atirado 'na cabeça', diz Witzel sobre homem que matou dois no Rio
Um morador de rua esfaqueou três pessoas, deixando dois mortos na Lagoa, na zona sul do Rio
© Antonio Cruz / Agência Brasil |
Adolescente assassinado em plena parada LGBTI no Ceará
Condenado a 50 anos por assassinato de promotor é preso em Corumbá
José Maria Pedro Rosendo Barbosa tornou-se um dos criminosos mais procurados do País, após ter sido resgatado de uma penitenciária de Pernambuco
© iStock |