googlefc.controlledMessagingFunction

Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Ataque deixa ao menos seis mortos no Paquistão

O ataque foi reivindicado por grupo separatista

© Reuters

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quatro homens armados atacaram, com granadas e tiros de fuzil, o prédio da Bolsa de Valores de Karachi, capital financeira no sul do Paquistão, na manhã desta segunda-feira (29).


Os criminosos chegaram de carro, lançaram granadas contra o posto de segurança e tentaram entrar no prédio. Houve troca de tiros entre o grupo e os guardas da Bolsa. Ao menos seis pessoas foram mortas.
De acordo com um comunicado da polícia local, quatro seguranças, um policial e um civil morreram. Os números da fundação Edhi, principal organização de emergência de Karachi, divergem dos da polícia local e apontam um total de sete mortos e sete feridos.
O Exército de Libertação do Baluchistão (BLA) reivindicou a autoria do ataque. No Twitter, o grupo separatista publicou uma foto de quatro jovens vestidos com uniformes militares e armados com fuzis, e disse que eles foram os autores do "ataque suicida".
Os quatro foram mortos pelos seguranças da Bolsa de Karachi durante a troca de tiros. Segundo o BLA, eles eram membros da Brigada Majeed, uma unidade de combatentes que afirmou ter assumido o controle da área.
A província do Baluchistão, que fica na fronteira com Afeganistão e Irã, é a maior e mais pobre do Paquistão, apesar da abundância de recursos minerais.
Também é a mais instável do país. Nos últimos anos, o movimento de insurreição separatista e a violência de alguns grupos islamitas provocaram centenas de mortes.
O BLA já executou outros atentados contra símbolos do que considera o espólio de seus recursos por parte do governo do Paquistão.
Nos últimos anos, o grupo também atacou interesses da China, que fez grandes investimentos no Paquistão no âmbito do Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC), que inclui o porto em águas profundas de Gwadar, no Baluchistão.
O ataque contra a Bolsa de Karachi aconteceu dez dias depois do lançamento de uma granada contra uma fila de espera em uma agência de ajuda social, um atentado que deixou um morto e oito feridos.
Após uma década de violência no Paquistão, que registrava atentados praticamente diários, a violência diminuiu consideravelmente no país e ataques como o da Bolsa são agora excepcionais.
A cidade portuária de Karachi registrou durante anos um elevado índice de criminalidade, mas recentemente era considerada mais segura devido ao reforço na presença das forças de segurança.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo