A ação foi gravada em vídeo
© Shutterstock - imagem ilustrativa |
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um policial militar agrediu com um soco na boca um jovem negro durante abordagem na noite deste sábado (29), em Caieiras (Grande SP). Antes da agressão, os policiais xingaram o rapaz. A ação foi gravada em vídeo.
O ouvidor Elizeu Soares Lopes disse à reportagem que os policiais estão sendo investigados, mas afirmou que as imagens são claras em mostrar uma conduta policial irregular, com agressão indevida, abuso de poder e injúria racial.
Antes de agredir o rapaz, um dos policiais o chama de "lixo" e "negão". "Vai tomar no seu cu. Abaixa a bola aí, negão. Aqui comigo você não é porra nenhuma", diz o agente.
As imagens mostram o homem discutindo com os policiais após as ofensas. Em seguida, um dos agentes dá um soco em seu rosto.
Ação da PM de SP em CAIEIRAS.
— BrazilianGiants1 (@BGiants1) May 31, 2021
[GATILHO: violência policial] Vídeo mostra momento em que oficiais da Polícia Militar de São Paulo fazem ofensas racistas a rapazes negros e agride um deles com soco na cara. pic.twitter.com/LptkdCAJw3
Segundo a Polícia Militar, o jovem agredido e outros dois amigos foram abordados pelos policiais por suspeita de estarem pilotando com sinais de embriaguez.
Os três homens foram algemados e levados para o 1º Distrito Policial de Caieiras. O caso foi registrado como embriaguez ao volante, resistência e desobediência.
"O vídeo mostra que os rapazes foram hostilizados com uma conotação de injúria racial, por isso a indignação deles com a forma da abordagem. Eles foram hostilizados e questionaram o motivo. Nada ensejou a agressão daquele policial. A atitude está completamente fora dos protocolos da polícia", disse Lopes.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que todas as circunstâncias da ocorrência são investigadas pelo 1º DP de Caieiras, além de um IPM (Inquérito Policial Militar) com acompanhamento da Corregedoria da PM.
"O agente já está afastado do serviço operacional e assim permanecerá enquanto durar a apuração dos fatos. A Secretaria da Segurança Pública não compactua com desvios de conduta de qualquer natureza, defende a apuração rigorosa dos fatos e reforça que tais atitudes não refletem os valores e práticas difundidas pela Polícia Militar", diz a nota.
VIA...NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!