googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sábado, 19 de fevereiro de 2022

Empresa de tecnologia investe na formação de colaboradores

Escassez em mão de obra na área de TI altera padrão de contratação: ao invés de exigir diploma, funcionários ganham bolsas de estudo para atuar no setor 


Thais: “Estou ampliando meus conhecimentos, aprimorando minha capacidade profissional” (Foto: Cedida)


Formação superior e atualização profissional são pontos relevantes em um currículo, principalmente para conquistar uma boa vaga de emprego. No entanto, algumas empresas estão seguindo outro caminho: contratam funcionários com conhecimentos básicos e investem em suas formações. Exemplo disso é a Operative, empresa de tecnologia de Presidente Prudente (SP) que matriculou sete colaboradores no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), na EAD Unoeste. A capacitação na área atende uma realidade global, que é a escassez de profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para se ter ideia, conforme um estudo recente divulgado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), para atender a demanda de mão de obra qualificada no setor, seria necessária a formação de 797 mil profissionais nos próximos 5 anos. A pesquisa aponta, por exemplo, que a oferta atual de 53 mil formandos em TIC não supre a demanda estimada de 159 mil talentos por ano.

Na Operative, empresa que oferece serviços de desenvolvimento de Apps e softwares, gestão de projetos e infraestrutura, dos 17 colaboradores, apenas dois têm formação superior, porém, em Gestão Comercial e Pedagogia, também pela Unoeste. “Com a escassez de mão de obra e uma área com grande rotatividade, tivemos a ideia de ofertar as bolsas de estudo para os nossos colaboradores, para que a equipe fique alinhada com os objetivos da empresa”, conta Flaviano Redressa, idealizador da ideia e sócio-proprietário ao lado de Thiago De Carlo Gonçalves e Fabiano Fuzetto.

Os três sócios são formados na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste) e reconhecem a importância da graduação. “Conhecemos a qualidade da universidade. Para os funcionários, pensamos em um curso que possa contribuir também com as nossas ações, e na modalidade EAD encontramos uma maior facilidade para a rotina de estudos de cada um”, afirma Flaviano.

Em dois anos e meio os profissionais estarão formandos no curso de ADS, mas desde já, com o ingresso na universidade, Flaviano visualiza benefícios. “Acreditamos que em breve teremos uma equipe mais forte, com mão de obra qualificada. Além disso, também pensamos na oportunidade para o nosso colaborador, em ter uma formação superior e almejar cargos melhores dentro da empresa”.

A coordenadora e professora do curso, Aglaê Pereira Zaupa, avalia que o mercado de trabalho apresenta uma alta demanda por profissionais na área de tecnologia da informação (TI). “A parceria com a Operative é mais uma confirmação do quanto a área de TI está crescendo no cenário mundial e da necessidade do mercado de formar profissionais qualificados. Além do orgulho em saber que nossos egressos empreenderam, estão gerando empregos, e ainda escolheram a Unoeste para capacitar seus colaboradores”, comenta a professora que articulou essa ação junto à empresa e ao Núcleo Comercial do Marketing da universidade.

Evandro: “A EAD vai facilitar muito os meus estudos, por ter a flexibilidade nos horários” (Foto: Cedida)

Colaboradores

Para Thais Garbal dos Santos e Evandro Prates Santos, respectivamente vendedora comercial e consultor de vendas na empresa, a iniciativa é vista como oportunidade. “O investimento que a Operative está realizando na formação de nível superior dos seus funcionários, mostra a boa gestão ao beneficiar o empregado unindo crescimento profissional e produtividade dentro da empresa”, fala Thais.

Ela que é ex-aluna da Pedagogia Unoeste afirma que ingressar neste curso é mais uma chance de crescer profissionalmente. “Estou ampliando meus conhecimentos e aprimorando minha capacidade de trabalho, já que a tecnologia é uma área que está inserida em todo lugar e vem crescendo muito”.

Evandro enaltece a iniciativa da empresa e ressalta a importância da modalidade de ensino a distância. “Acredito que essa é uma grande oportunidade de consolidar minha carreira e buscar uma melhor renda no futuro. E principalmente, por ser EAD, vai facilitar muito os meus estudos por ter a flexibilidade nos horários, além de já conhecer a instituição e saber da qualidade de ensino”, encerra.

Vestibular Unoeste

Ainda dá tempo de estudar na 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo. As inscrições para o vestibular dos cursos presenciais e EAD seguem abertas e são gratuitas. Os aprovados garantem bolsas de estudo de até 60% nas mensalidades durante todo o curso. É possível ingressar por meio de prova on-line ou nota do Enem. Clique aqui e inscreva-seJá para os cursos presenciais as bolsas são de até 40%. Inscreva-se aqui.

POR: Assessoria de Imprensa Unoeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo