Um painel de profissionais de saúde concluiu que as respostas dadas pela Inteligência Artificial a e-mails de pacientes têm uma qualidade superior.
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Um novo estudo publicado pelo JAMA Internal Medicine indica que a Inteligência Artificial (IA) da ChatGPT é melhor respondendo a e-mails de pacientes do que médicos reais. Um painel composto por profissionais de saúde concluiu que, 79% das vezes, as respostas elaboradas por esta ferramenta de IA tinham melhor qualidade.
“Há uma área na saúde pública onde há uma necessidade maior do que nunca e está nas pessoas que procuram conselhos médicos. As caixas de entrada de médicos estão cheias depois desta transição para assistência virtual devido à Covid-19”, diz o estudo liderado John W Ayers, um dos responsáveis pela área de inovação da Universidade de San Diego na California, EUA.
Além de providenciarem respostas mais completas às questões e dúvidas dos pacientes, os e-mails gerados pelo ChatGPT também foram considerados mais empáticos do que os redigidos por médicos reais.
Apesar dos resultados conclusivos, os responsáveis pelo estudo não estão certos que a IA está no ponto certo para substituir os médicos nas respostas a e-mails.
“Para alguns pacientes, pode salvar-lhes a vida. Mas também sabemos que há uma maior probabilidade de sobrevivência se houver um maior cumprimento de conselhos médicos, como diminuir o consumo de sal ou tomar os medicamentos. Nesse cenário, as mensagens podem ajudar a garantir o cumprimento desses conselhos”, refere o estudo.
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