googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Apenas 34% das mulheres tornam-se sócias dos escritórios de advocacia

Advocacia empreendedora em Direito Digital: escritório-butique é lançado com liderança feminina 

Gisele Karassawa, CEO do VLK Advogados

Vainzof, Lima e Karassawa inauguram o VLK, escritório com foco no Direito como impulsionador da inovação tecnológica, que tem Gisele Karassawa como CEO

São Paulo, 6 de setembro de 2023 – Se é verdade que as mulheres são multitarefas, Gisele Karassawa é uma personagem que valida esse conceito. Aos 40 anos de idade, a advogada (e publicitária) tem 20 anos de experiência em Propriedade Intelectual e Legal Marketing, atuando há bastante tempo com Direito Digital, Privacidade e Inovação; é professora convidada de cursos de pós-graduação lato sensu e concilia todas essas atividades com a intensa vida pessoal, dando conta de educar e amar duas filhas, de 8 e 5 anos.

Há poucos meses, Karassawa se viu motivada a dar um passo importante em sua carreira: ela se juntou aos seus dois sócios para estruturar um novo escritório. “A vontade de empreender num projeto que estivesse alinhado aos meus valores como mulher, mãe e profissional me motivou a encarar o desafio”, lembra.

A decisão foi conjunta e unânime que Gisele Karassawa seria a CEO do Vainzof, Lima & Karassawa Advogados. “Fiquei muito contente com a decisão. Diversidade é um dos nossos pilares e iniciarmos dando espaço a uma mulher com esse papel de liderança é a prova de que colocamos em prática os nossos propósitos”, fundamenta.

 

A liderança feminina do Direito

 

Conforme dados publicados no estudo “Como está a diversidade de gênero nos escritórios de advocacia no Brasil”, realizado pela Women in Law Mentoring Brazil, apenas 34,9% das mulheres tornam-se sócias dos escritórios de advocacia – mesmo sendo elas 57% de todos os advogados contratados.

Além disso, há desigualdade na remuneração das mulheres advogadas. O mesmo estudo apontou que dentre os 10% mais bem remunerados dentre todos os advogados, apenas 16% eram mulheres.

 

VLK Advogados quer promover a igualdade

 

Os sócios do VLK Advogados criaram um Decálogo, que são dez pilares sobre os quais pretendem conduzir todo o trabalho do escritório, com indicações para aqueles que fazem parte da equipe e para o mercado. “A ideia do Decálogo surgiu porque percebemos que o conceito de ‘visão, missão e valores’ não faz sentido para nossos objetivos”.

Vainzof, sócio do escritório, pondera que “O VLK entende o Direito como instrumentoestratégico para impulsionar a inovação tecnológica, o sucesso dos negócios e uma sociedade mais próspera e justa, pela segurança jurídica que ele gera". Lima conclui afirmando que “Queremos que aqueles que estiverem conosco saibam que temos muito mais a oferecer ao mercado, aos clientes, aos nossos colaboradores e à sociedade”.

Os sócios citam alguns pilares do decálogo:

 

  • Design jurídico: quebramos formalismos desnecessários para potencializar a mentalidade criativa, ágil e centrada nos clientes e seus negócios. Acreditamos que o design jurídico guia uma nova era, com aplicação de um Direito eficiente, envolvente e facilmente compreensível.

 

  • Escritório formador: queremos ajudar a formar profissionais de alta performance para o mercado, em termos éticos, técnicos de gestão e com qualidade de vida. Primamos por uma cultura que incentiva o desenvolvimento individual e coletivo, criando ambiente de trabalho positivo, estimulante e mentalmente saudável.

 

  • Horizontalidade, meritocracia e reconhecimento compartilhado: os membros da equipe são tratados de forma igualitária e têm voz ativa nas decisões. Não há hierarquia rígida. Estimulamos ideias, opiniões e contribuições de todos, reconhecendo o valor que cada um traz para o escritório. A melhor solução sempre prevalecerá e o crédito será dado ao autor.

 

  • Diversidade: reconhecemos que a diversidade é valor essencial para o fortalecimento de nossa equipe, a qualidade de nossos serviços e avanço da justiça social. Nosso compromisso é enfrentar os desafios e as desigualdades que ainda existem em nosso setor e contribuir para uma comunidade jurídica mais diversa, inclusiva e justa.

 

Dessa forma, a ideia do escritório é promover igualdade também internamente. “Não adianta termos uma bandeira que funcione bem da porta para fora. A ideia é promovermos ações que comecem internamente. E, como CEO, ficarei atenta a isso”, finaliza Karassawa.

 

Áreas de atuação

 

Os advogados Rony Vainzof, Caio Lima e Gisele Karassawa (VLK) e equipe atuarão com seis áreas principais:

      1) Governança Ética e Proteção de Dados

      2) Inteligência Artificial Responsável

      3) Segurança Cibernética e Resposta a Incidentes

      4) Economia Criativa e Propriedade Intelectual

      5) Legal Design e Visual Law

      6) Contencioso Estratégico em Direito Digital e Proteção de Dados

 

Sobre o VLK – Direito, Tecnologia e Inovação

Rony Vainzof, Caio Lima e Gisele Karassawa

O VLK é um escritório especializado em Direito Digital, que tem como sócios os advogados Rony Vainzof, Caio Lima e Gisele Karassawa.

O VLK entende o Direito como um dos melhores instrumentos existentes para impulsionar a inovação tecnológica, o sucesso dos negócios e uma sociedade mais próspera e justa, pela segurança jurídica que ele gera.

Os advogados falam sobre Governança Ética e Proteção de Dados; Segurança Cibernética e Resposta a Incidentes; Inteligência Artificial Responsável; Economia Criativa e Propriedade Intelectual; Legal Design e Visual Law e Contencioso Estratégico em Direito Digital e Proteção de Dados; Propriedade Intelectual, Legal Marketing, Inovação.

Rony Vainzof é advogado e professor especializado em Direito Digital, Proteção de Dados e Segurança Cibernética. Diretor do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP. Consultor em Proteção de Dados da Fecomercio/SP. Coordenador dos livros “Inteligência Artificial - Sociedade, Economia e Estado”, “Legal Innovation - O Direito do Futuro. O Futuro do Direito” e “Data Protection Officer (Encarregado)”. Mestre em Soluções Alternativas de Controvérsias Empresariais pela Escola Paulista de Direito (EPD).

Caio Lima é advogado e professor. Atua com Direito Digital e Proteção de Dados há 15 anos e tem larga experiência com trabalhos consultivos envolvendo Governança em Dados Pessoais, Segurança Cibernética e Inovação. Atuou na prática com centenas de incidentes de segurança cibernética. Mestre em Processo Civil pela PUC-SP.

Gisele Karassawa é advogada e publicitária. Tem experiência em departamentos jurídicos corporativos de grandes empresas do setor de comunicação e financeiro, bem como em escritórios de Direito Digital e Proteção de Dados. Atuação há 20 anos em Propriedade Intelectual, Legal Marketing, Inovação, Direito Digital e Privacidade. Professora convidada de cursos de pós-graduação lato sensu.

Simone Valente/Assessora de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo