Especialista dá dicas e estratégias para alcançar o sucesso na rede social
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Existem várias vantagens em fazer um perfil comercial no Instagram. A principal é a quantidade de usuários que essa rede social tem, sendo a maior do mundo e a preferida dos brasileiros. Segundo o último levantamento da Opinion Box, somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. Se você pensou que para marcar presença digital nas redes, bastava abrir uma conta comum no Instagram, a gente precisa te avisar que não é bem assim. O seu negócio alcança resultados muito mais expressivos quando você usa a modalidade certa para ele: o Instagram para empresas.
Por que usar o Instagram para empresas e não uma conta pessoal? A resposta está nos recursos disponíveis. Segundo Andrea Avedissian, Gerente de Marketing da Zippi, fintech que oferece capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores, quando você abre uma conta ou migra para essa condição específica, fica mais fácil realizar um bom trabalho de marketing digital. “A grande sacada é que ele serve para negócios de qualquer tamanho, inclusive para os autônomos. Ou seja, a ferramenta é super democrática e aceita todo mundo. Então, não se preocupe se você trabalha por conta, que o Instagram para empresas é valioso para você também”.
Aqui está um guia para ajudar sua marca a se destacar na plataforma:
- Defina seus objetivos: Comece definindo claramente o que você deseja alcançar no Instagram. Isso poderia ser: aumentar o reconhecimento da marca, gerar tráfego para o seu site, aumentar as vendas ou interagir com seu público-alvo. Compreenda quem é seu público-alvo: idade, interesses, comportamentos, localização, etc. Isso ajudará a criar conteúdo que ressoa com eles.
- Crie um perfil atraente e estratégico: A bio - descrição que você coloca para o seu negócio e ramo de atuação - de seu perfil empresarial deve ser concisa, informativa e refletir a personalidade da marca. Uma dica preciosa é, além de adicionar sobre o assunto que você vai ensinar, é como você pode ajudar os seus seguidores. As pessoas precisam entender porque é interessante seguir aquela conta. Por exemplo, se for uma loja de roupa, um caminho é mostrar na bio que as roupas são versáteis, atemporais e que combinam com qualquer look, algo como "Roupas versáteis, atemporais e que você precisa ter no guarda-roupa", além da localização, contatos, etc.
Use também uma foto de perfil reconhecível e um nome de usuário relacionado ao nome da marca. Planeje o tipo de conteúdo que você compartilhará. Isso pode incluir fotos de produtos, bastidores, histórias dos bastidores, depoimentos de clientes e conteúdo relacionado ao seu setor. Mantenha uma estética visual consistente para uma aparência coesa, ou seja, nada de fotos pessoais, como de viagens e lazer na conta destinada para o seu negócio.
- Use hashtags de forma estratégica e publique com constância: Pesquise e use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade do seu conteúdo para um público mais amplo. Evite usar apenas as hashtags mais populares; escolha algumas específicas do seu nicho. Além disso, é essencial manter uma presença ativa, postando regularmente. Obviamente, sempre entendendo o que funciona para o seu público, para isso, não tem jeito, a receita é teste e persistência: Postou um tipo de vídeo que bombou? Siga nesse estilo. Postou algo que falhou demais? Procure outros formatos.
- Use o recurso Stories e Interaja com seus seguidores: Com certeza os stories são ótimos para mostrar produtos ou serviços, mas ninguém quer ver apenas isso. A ideia é deixar tudo mais fluido, então mostre coisas legais do seu dia a dia, como: bastidores, memes, indicações diversas e o que mais fizer sentido para a sua estratégia e negócio. Use o recurso para compartilhar atualizações, ofertas exclusivas, enquetes, por exemplo. Isso ajuda a manter os seguidores interessados e engajados.
Responda a comentários, mensagens diretas e interaja com o conteúdo dos seus seguidores. Isso constrói um relacionamento mais forte com sua audiência.
- Interaja com seus seguidores e pense em parcerias: Outro ponto é buscar colaborações com influenciadores ou outras marcas relevantes, que podem ajudar a expandir seu alcance. Certifique-se de que as colaborações se alinhem aos valores da sua marca.
- Acompanhe as métricas e análises e avalie o investimento em anúncios: Acompanhe as métricas de desempenho, como envolvimento, alcance e crescimento de seguidores. Use essas informações para ajustar sua estratégia conforme necessário. A promoção de anúncios é a única funcionalidade que não é gratuita na ferramenta. Mas você pode definir o orçamento que couber no seu bolso na hora de promover o seu perfil. Inclusive, nos primeiros anúncios, dê preferência para fazer testes com valores mais baixos para sentir primeiro como o público se comporta com a sua propaganda. O mais legal aqui é que você pode promover os posts do feed ou stories que deram mais resultados organicamente. Mas se quiser criar algum conteúdo especial e diferente como anúncio, você pode também.
“O Instagram para empresas traz uma série de vantagens que as contas pessoais não possuem. A melhor parte é que os recursos disponíveis que ajudam a atingir mais consumidores não possuem custo. Com exceção dos anúncios, o resto é tudo na faixa, além dos recursos, que estão sempre evoluindo segundo as tendências. Fique atento a essas mudanças e adapte sua estratégia conforme necessário”, finaliza Andrea
Sobre a Zippi
A Zippi é uma fintech que entrega capital de giro semanal para micro e pequenos empreendedores. Fundada por ex-alunos do ITA e MIT André Bernardes, Ludmila Pontremolez e Bruno Lucas, a fintech criou um meio de pagamento de crédito instantâneo para microempreendedores brasileiros. A Zippi soluciona os desafios de seus clientes por meio de produtos e serviços adaptados para as necessidades de pequenas empresas, microempreendedores e autônomos, focando na agilidade, relevância e eficiência, ajudando a atingir todo o potencial do negócio.
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