De acordo com Éber Feltrim, consultor de negócios na área da saúde, um planejamento efetivo em todas as áreas é fundamental para que os consultórios possam alcançar melhores resultados
SIS Consultoria
A gestão eficiente de uma clínica é essencial para garantir seu sucesso e proporcionar cuidados de qualidade aos pacientes. No entanto, ao longo do tempo, algumas ações podem colocar em risco o êxito de uma instituição.
Problemas como uma comunicação interna inadequada, falta de planejamento estratégico, má alocação de recursos e ausência de uma liderança inspiradora podem gerar consequências devastadoras, sendo importante encontrar soluções a fim de promover um ambiente organizacional saudável e bem estabelecido.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, planejamentos mal executados podem ser o principal problema para a falta de sucesso de uma clínica. “É preciso desenvolver técnicas de gerenciamento de tempo para cumprir horários rigorosamente e manter uma organização efetiva dos processos. Assim, evita-se a insatisfação dos pacientes e o efeito cascata dos atrasos”, revela.
A falta de um planejamento eficiente pode, até mesmo, atrasar consultas que já estavam agendadas. “Em um consultório odontológico, por exemplo, é preciso estabelecer uma cultura de confirmação das consultas com antecedência. Para isso acontecer com profissionalismo, a melhor solução é um software de gestão completo e eficiente”, pontua.
Para Feltrim, contar com esse tipo de solução é fundamental para modernizar as operações e criar uma vantagem competitiva em relação à concorrência. “No entanto, antes de comprar qualquer programa, é importante solicitar um período de demonstração para realizar testes. Não se deve cair na conversa de empresas que afirmam ter desenvolvido o melhor software do mundo sem testá-lo por pelo menos um mês”, alerta.
A ausência de um plano B em casos de eventualidades inesperadas também é uma das principais razões para a falta de sucesso de algumas clínicas. “Ter uma ideia de contingência é importante para mitigar os riscos e garantir que o consultório esteja preparado para enfrentar desafios repentinos, seja com recursos de reserva para aquisição de novos equipamentos ou com estratégias para aumentar a captação de pacientes e otimizar o faturamento durante períodos difíceis”, relata.
Mesmo com todos os planos de contingência, se não houver profissionais capacitados na equipe, os esforços serão em vão. “A capacitação é um investimento que deve ser realizado periodicamente. Muitos gestores deixam essa obrigação de lado por acreditarem que os colaboradores podem sair da empresa após desenvolverem seus conhecimentos, mas é importante pensar, primeiramente, nos benefícios que ele trará à organização e aos pacientes”, pontua.
Os cuidados também devem se estender às estratégias de marketing digital, como o tráfego pago. “Usar palavras complexas nos anúncios não irá trazer mais pacientes para dentro da clínica. É preciso desenvolver estratégias que sejam entendidas facilmente, com ações que se comuniquem com o público que queremos atingir. Apostar no Google Ads e utilizar o Google Business pode ser o caminho para alcançar o maior número possível de clientes. Além disso, é importante construir relacionamentos nas redes sociais, e isso só acontece com conteúdos interessantes sendo postados”, declara Feltrim.
Para o especialista, entender as necessidades dos pacientes deve ser uma prioridade. “É interessante realizar uma pesquisa NPS (Net Promoter Score) anual com algumas perguntas básicas para os clientes. Assim, é possível obter insights valiosos sobre a experiência dos pacientes e a qualidade dos serviços oferecidos, identificando áreas específicas que precisam ser melhoradas para alcançar um atendimento mais satisfatório. Por meio dessa pesquisa, a clínica pode tomar decisões estratégicas, implementar mudanças efetivas e garantir a excelência em seus serviços”, finaliza.
Sobre o Dr. Éber Feltrim
Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
Sobre a SIS Consultoria de Negócios
A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 30 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 160 cidades do nosso país. A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.
Carolina Lara
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!