Organizado pelo MIT, o encontro reunirá mais de 10 mil pessoas e será palco de discussões sobre transição energética e sustentabilidade no mundo
Divulgação Carlos Júnior, CEO do Sai do Papel (E), André Miceli, CEO do MIT Technology Review Brasil, Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro e Hudson Mendonça, líder do MIT REAP Rio (D) |
“Retomamos a vocação para receber grandes eventos, como congressos, feiras, competições e shows. O anúncio de hoje coloca o Estado do Rio de Janeiro como líder global nas discussões sobre sustentabilidade e inovação. O ecossistema de inovação de energia é um setor estratégico e fundamental para o avanço do Rio, do Brasil e do mundo. Hoje, somos um hub energético e temos vocação para nos tornar um grande polo gerador de energia limpa e diversificada”, afirmou Castro durante a cerimônia.
O secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, também destacou a importância do Rio de Janeiro sediar um evento desta magnitude. “O Rio de Janeiro avança para se tornar referência nacional na transição energética. A realização do Energy Summit no estado reforça nosso trabalho e consolida o compromisso do Rio com o meio ambiente, com o desenvolvimento sustentável e com a descarbonização da economia”.
O Energy Summit é realizado e organizado em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) como uma intervenção estratégica do MIT REAP (Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional), uma iniciativa que envolve comunidades em todo o mundo para fortalecer ecossistemas empreendedores através de uma metodologia própria. Para receber o evento, o Brasil concorreu com os mais diversos países.
A expectativa é de reunir em três dias, mais de 10 mil pessoas. Como atrativo para esse contingente, estarão presentes autoridades, líderes globais e os principais especialistas do setor energético. Já estão confirmados nomes como: Fiona Murray, co-diretora do MIT’s Innovation Initiative; Scott Stern, professor de Administração da MIT Sloan School of Management e Travis Hunter, líder do MIT Regional Entrepreneurship Acceleration Program (MIT REAP).
“Esse evento chega para reforçar e consolidar a posição do Rio de Janeiro e do Brasil como uma das lideranças globais da transição energética. A ideia é que o Energy Summit exerça um papel catalítico para o país nas áreas de energia e sustentabilidade similar ao que o Web Summit fez em Portugal em TI”, afirma Hudson Mendonça, Champion do MIT REAP Rio.
O evento, bem como todas as atividades do MIT REAP, tem o suporte do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, explica a cônsul-geral Jacqueline Ward: “Acompanhamos e apoiamos desde o início as iniciativas do MIT REAP Rio e ficamos muito felizes com este grande passo, que traduz a busca de uma transição energética para promover também o desenvolvimento socioeconômico inclusivo no Rio de Janeiro. O Energy Summit coincidirá com os 200 anos de relações diplomáticas entre nossos dois países, comemorados em 2024, demonstrando muito bem que a nossa amizade é ampla e profunda”.
Rio de Janeiro como o Vale do Silício da Energia e da Sustentabilidade
A realização do Energy Summit é o desdobramento de uma série de iniciativas da MIT para trazer desenvolvimento econômico ao Brasil por meio do investimento e aceleração de novas tecnologias e inovações.
As incursões da mais prestigiada universidade do mundo no Brasil começaram em 2021, por meio do Programa de Aceleração de Empreendedorismo Regional do MIT (MIT REAP). O objetivo do projeto é transformar a cidade do Rio de Janeiro em um "Vale do Silício" focado em energia e sustentabilidade.
A iniciativa envolve comunidades em todo o mundo para fortalecer ecossistemas empreendedores através de uma metodologia própria. "O programa tem grandes cases em países como Chile e Israel. No Rio de Janeiro, tem o foco de transformar a região em uma referência de ecossistema de inovação em energia e sustentabilidade", conta Hudson Mendonça, líder no Brasil do MIT REAP.
Desde o início do projeto no Rio de Janeiro já foram aprovados mais de R$ 330 milhões em apoios à startups, com mais de 900 empreendedores capacitados e outros 105 acelerados. “O Rio de Janeiro é uma das principais cidades do mundo quando se fala em energia. Algumas das maiores empresas do mundo desse setor estão aqui. Nesse sentido, é nossa missão incentivar a adoção de boas práticas em inovação e tecnologia, lideradas pelo mais prestigiado centro acadêmico e de negócios do mundo”, finaliza Mendonça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!