O show de Madonna para 1,6 milhão em Copacabana, o espetáculo da Fernanda Montenegro no Parque Ibirapuera e os garotos-propaganda de destaque, como Carlos Alcaraz, Jorge Ben Jor e Rebeca Andrade, levaram a celebração para além dos 70 milhões de clientes do banco
itau |
Agora, os holofotes se voltam aos anônimos da instituição financeira, sejam eles clientes ou funcionários, em novas peças publicitárias que irão ao ar a partir desta sexta.
Na terça (24), o banco promoveu um evento na Sala São Paulo com clientes e parceiros, como fez no aniversário de 90 anos.
Desde então, o Itaú tornou-se a maior instituição financeira do Brasil, em termos de ativos totais, superando o Banco do Brasil em 2017.
Apesar de seguir líder em patrimônio e carteira de crédito, o banco perdeu o posto de mais valioso em Bolsa para o Nubank em maio (R$ 335 bilhões ante R$ 360 bilhões). A aposta do mercado é que a fintech, listada na Bolsa de Nova York, tem mais espaço para crescimento do que o banco centenário.
Por enquanto, o Itaú segue como o mais lucrativo entre os grandes bancos do país, com um ROE (Retorno sobre o patrimônio) de 22,4% no segundo trimestre deste ano e um lucro líquido de R$ 10 bilhões no mesmo período, à frente dos concorrentes diretos.
A carteira de crédito total soma R$ 1,3 trilhão, uma alta anual de 7%. Mesmo aumentando os empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, a inadimplência do banco segue a menor entre os pares, em 2,7%, 0,3 ponto percentual menos que no mesmo período de 2023.
Para Rafael Reis, analista do BB Investimentos, o banco deve continuar acelerando a concessão de crédito com qualidade, de modo a manter o custo controlado.
"O novo patamar de ROE, acima de 22%, se sustentável, representa a quebra de um paradigma, estando associado a quanto o Itaú está de fato conseguindo expandir suas próprias fronteiras, agora dentro de um contexto digital", diz Reis.
O banco projeta um crescimento da carteira de crédito total entre 6,5% e 9,5% em 2024.
Segundo o Goldman Sachs, os desafios da companhia se concentram na Colômbia e no Chile, onde o banco apresenta baixa rentabilidade. No Brasil, o risco é perder a liderança no segmento de alta renda, cada vez mais competitivo.
"Estamos bastante satisfeitos com os resultados consistentes deste trimestre, que demonstram a força e a solidez das nossas diferentes linhas de negócios", disse Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco, sobre o último balanço do banco.
Maluhy, 48, substituiu Candido Bracher no comando do banco em 2021, quando o então CEO atingiu 62 anos, idade máxima para o cargo de presidente imposta pelo banco.
RAIO-X - ITAÚ UNIBANCO
Lucro líquido projetado para 2024: R$ 40,7 bilhões
Valor de mercado: R$ 335 bilhões
Carteira de crédito: R$ 1.254,1 bilhões
Ativos: R$ 2.932 bilhões
Funcionários no Brasil e no exterior: 96,2 mil
Agências e pontos de atendimento: 3.342
Principais concorrentes: Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!