googlefc.controlledMessagingFunction

Publicidade

CLIMA

Mais previsões: Lisboa tempo por hora

domingo, 13 de abril de 2025

Ataque russo na Ucrânia 'excede os limites da decência', dizem EUA

Ataque foi um dos mais mortais em meses no país. Mísseis balísticos disparados pela Rússia atingiram prédios residenciais e escolares no centro de Sumy, próximo à fronteira, informou o presidente Volodimir Zelenski.


© Pixabay
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O ataque russo que matou pelo menos 32 pessoas na cidade de Sumy, no nordeste da Ucrânia, "excede os limites da decência", disse um porta-voz do governo dos Estados Unidos hoje.

Ataque foi um dos mais mortais em meses no país. Mísseis balísticos disparados pela Rússia atingiram prédios residenciais e escolares no centro de Sumy, próximo à fronteira, informou o presidente Volodimir Zelenski.

"O ataque das forças russas contra alvos civis em Sumy ultrapassa os limites da decência. Como ex-oficial militar, sei o que são ataques direcionados, e isso é inaceitável", escreveu o enviado dos Estados Unidos à Ucrânia, Keith Kellogg, no X.

Mísseis atingiram ruas, prédios residenciais e escolares, bem como diversos veículos. Sumy fica no nordeste da Ucrânia, a poucos quilômetros da fronteira com a Rússia e da região russa de Kursk, palco no ano passado de uma incursão ucraniana que as tropas de Moscou só conseguiram repelir recentemente.

A União Europeia chamou de 'ataque bárbaro'. A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen disse, em publicação no X, que a ofensiva "se tornou ainda mais vil quando as pessoas se reuniram pacificamente para celebrar o Domingo de Ramos".

Duas das 32 vítimas eram crianças, informaram autoridades locais. Outras 99 pessoas teriam sido feridas pelo ataque, segundo o Ministério do Interior ucraniano.

"A Rússia atingiu o centro da cidade com mísseis balísticos, bem na hora em que havia muitas pessoas na rua", afirmaram os serviços de resgate nas redes sociais.

O presidente ucraniano Volodimir Zelenski falou em um "ataque terrível com mísseis" com "dúzias de mortos e feridos". "E isso em um dia em que as pessoas vão à igreja, no Domingo de Ramos", disse.

VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.

Muito obrigado, Infonavweb!

Topo