Gali Baharav-Miara afirmou que o primeiro-ministro só despediu o chefe de segurança interna por "interesses pessoais"
![]() |
© Pixabay |
"A decisão de pôr termo ao mandato do chefe do Shin Bet é fundamentalmente errada, contaminada por um conflito de interesses pessoais por parte do primeiro-ministro devido às investigações criminais que envolvem os seus associados", afirmou o porta-voz de Gali Baharav-Miara, num comunicado citado pela AFP.
A procuradora-geral divulgou na nota de imprensa o parecer detalhado que transmitiu ao Supremo Tribunal de Israel, no qual defende as suas conclusões sobre este caso.
O Supremo deverá realizar em 8 de abril uma audiência para analisar os recursos interpostos pela oposição e pela própria Baharav-Miara, contra a decisão do Governo, de 21 de março, de demitir o diretor da Agência de Segurança Interna, Ronen Bar, depois de Netanyahu ter declarado que já não podia ter qualquer confiança nele, nem a nível profissional nem pessoal.
Netanyahu condena, em especial, Ronen Bar por o seu departamento não ter conseguido prever ou impedir o ataque de uma violência sem precedentes do movimento islamita palestino Hamas em 07 de outubro de 2023 em território israelense, que desencadeou, horas depois, a guerra ainda em curso na Faixa de Gaza.
Mas a oposição israelense e uma organização não-governamental (ONG) consideram que a decisão do Governo foi sobretudo ditada pelo desejo de Netanyahu de se livrar do chefe do departamento que conduziu a investigação no âmbito da qual dois familiares seus estão detidos, suspeitos de terem recebido subornos do Qatar.
O Shin Bet é responsável pela vigilância dos grupos militantes palestinos.
Recentemente, a organização publicou um relatório em que assume a responsabilidade pelas suas falhas no ataque de 7 de outubro mas, no mesmo documento, também criticou Netanyahu, afirmando que políticas governamentais que falharam ajudaram a criar o clima que levou ao ataque.
Desde o ataque de 7 de outubro, Bar foi um dos poucos oficiais superiores de segurança a permanecer no cargo.
VIA… NOTÍCIAS AO MINUTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são pessoais, é não representam a opinião deste blog.
Muito obrigado, Infonavweb!